Grupos Residentes > Coro Lopes Graça Alexandre Branco Weffort

Alexandre Branco Weffort

Alexandre Branco Weffort nasceu em São Paulo, Brasil. Radicado em Portugal desde 1976, estudou flauta transversal com Carlos Franco e Ricardo Ramalho, música de câmara com Olga Prats, composição com Fernando Lopes-Graça, direcção coral com José Robert e direcção de orquestra com Jean-Sébastien Béreau.

Formado pela Escola Superior de Música de Lisboa, é professor na Escola de Música do Conservatório Nacional desde 1991, tendo orientado a sua orquestra sinfónica entre 2009 e 2018. Foi director do Conservatório Regional de Castelo Branco entre 1992 e 1996, e integrou a direcção da EMCN em 1996/2004 e 2009/2012.

Mestre em Ciência das Religiões, tem-se dedicado à pesquisa em torno da música tradicional portuguesa, sendo autor de diversos textos sobre Lopes-Graça e Michel Giacometti. Autor de “A Canção Popular Portuguesa em Fernando Lopes-Graça”, editado por ocasião do centenário do nascimento do compositor, e de “Caminhos do Choro”, trabalho multimédia sobre a música popular
brasileira.

Colaborou com a Antena2 como autor e apresentador de programas radiofónicos. Foi director artístico do Grupo Coral de Queluz entre 1982 e 1992, assumindo a direcção artística do Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música em 2019.