Este workshop destina-se a participantes de qualquer instrumento, de nível básico ou intermédio, a partir dos 12 anos de idade e com um mínimo de 2 anos de contacto com o seu instrumento.

O workshop tem como objetivo familiarizar os participantes com a improvisação e com as técnicas básicas e materiais mais frequentemente utilizados no jazz. Serão apresentadas estratégias criativas de estudo bem como formas simples e divertidas de transformar os materiais estudados em contexto clássico de forma a poderem ser utilizados em linguagem jazzística.

O workshop encerra com uma apresentação final do trabalho desenvolvido.


 

José Meneses

É um dos mais experientes saxofonistas e pedagogos do jazz português tendo estado envolvido na criação de muitos cursos e escolas de jazz. É licenciado em Jazz (ESMAE), Mestre em Psicologia da Improvisação (Uni. de Sheffield) e especialista em Música (Instituto Politécnico de Coimbra) Estudou entre outros com Gerry Niewood, David Liebman, Billy Hart, Jan Garbarek, Joe Lovano, Rick Margitza, Bill McHenry, entre outros.

Tocou com quase todos os músicos de jazz portugueses da sua geração e também com Myra Melford, Kirk Lightsey, Kelvin Sholar e Butch Morris. Integrou grupos como o quarteto de saxofones do Porto, a Big Band do Hot Clube de Portugal, os “Michael Lauren all-stars”, Ensemble Raum, a Big Band de Jorge Costa Pinto, os Lisbon Underground Music Ensemble tendo também dirigido os seus próprios grupos e big bands. Fundou e foi docente da Escola de Jazz do Porto. Leccionou na Academia de Amadores de Música, no Mestrado em Performance do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro na licenciatura em Música da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Foi docente do curso de Jazz da Universidade de Évora durante 10 anos. Dirigiu inúmeros workshops de jazz em Academias e Conservatórios. Dirige artística e pedagogicamente a Associação AlãoJazz e termina o Doutoramento sobre pedagogia do ensino do jazz na Universidade de Évora.


Horário:

O Workshop decorrerá no dia 9 de Julho (sábado) no horário 14h30/18h30 e no dia 10 (domingo) 10h30/12h30 e 14h30/17h. A partir das 18h terá lugar a apresentação final do trabalho.

Participantes (não sócios): 60 €
Participantes (sócios e alunos da Academia): 50 €
Número máximo de participantes: 14

Inscrições até 8 de Julho para o email: geral@amadoresdemusica.org.pt

Será atribuído um certificado aos participantes