Jorge Lé
Biografia
Orquestra | Violino
Jorge Lé nasceu no Porto, descende de uma família de músicos de Aveiro, e estudou violino e piano com o seu Pai, violinista e compositor. Prosseguiu os estudos no Conservatório do Porto e depois no de Lisboa com os professores Carlos Fontes e Herbert Zils, música de câmara com François Bross, e composição com Filipe Pires.
Foi galardoado com o Prémio do "Concurso Violino" da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou ainda Clarinete e Percussão. É membro da Orquestra Gulbenkian desde 1974 com a qual tem feito inúmeras digressões pelos vários continentes e fez parte do Quarteto de Cordas de Lisboa como violetista, participou no Curso de Música de Câmara de Entrecasteaux, e gravou os dois Quartetos de Cordas do compositor Joly Braga Santos.
É professor na Academia de Amadores de Música (AAM) deste 1977 nas classes de violino e violeta, e fundador da Orquestra de Camara da AAM (OCAAM) desde 1991, a frente da qual tem dirigido um vasto reportório de música de câmara, sinfónica, coral e operática. E co-fundador do Concurso de violino Tomás Borba e do Consort de Flautas de Bisel da AAM. Dirigiu as Operas Athanor, Tutti fan Frutti, Eloise, Noye's Fludde, Dido e Eneas e La Serva Padrona, dirigiu o Stabat Mater de Tomás Borba, o Stabat Mater de Pergolesi, o Requiem de Fauré, o concerto para dois Bandolins e Orquestra de Vivaldi, as Suites Orquestrais e os Concertos Brandeburgeses de J.S. Bach e no final do ano letivo 2015/2016 apresentou dois concertos didáticos intitulados "Dos dois instrumentos mais agudos aos dois mais graves da Orquestra". Dirigiu o Concerto para cordas de Joly Braga Santos, a Masse in Rock de Paul Barker, O Bolero de Ravel, Ruthevoll - 3° Andamento da Sinfonia n° 4 de Mahler, a Opera Cinderella de Peter Maxwell Davies, e muitas outras obras do repertório Orquestral. Aposentado em 2014 então da Orquestra Gulbenkian, e da Academia de Amadores de Música em 2017, é convidado pela Direção da AAM a fundar a Orquestra de alunos e professores, ex-alunos e ex-professores da Academia de Amadores de Música.