A Masterclass destina-se aos alunos da AAM e a todos os jovens que estudam/estudaram em academias, conservatórios, escolas profissionais e escolas superiores de música. Entre os objectivos, salienta-se a possibilidade de elevar o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, promover a partilha de experiências pessoais, artísticas e profissionais, bem como melhorar hábitos e métodos de estudos.
Público-alvo: Alunos de violoncelo de todas as idades. Material necessário: Violoncelo e partituras do material que irão apresentar. De notar, para os alunos externos, que a parte de piano da peça a apresentar deverá ser enviada no ato de inscrição.
Sábado, 19 de Novembro
Duas sessões das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Domingo, 20 de Novembro
Uma sessão das 10h00 às 13h00, seguido de ensaio com pianista das 14h30 às 16h30
Concerto final Domingo, 20 de Novembro, às 17h00
Data limite de inscrição: 16 de Novembro de 2022 (após esta data fica sujeito à aprovação pela DP) Mínimo de participantes: 12 Máximo de participantes: 14
Sócios e Alunos AAM: 30€ Não Sócios: 45€ Ouvintes: 5€
Em caso de não participação após inscrição: não existirá direito a devolução após o último dia previsto de inscrições. A inscrição pode ser realizada através do seguinte mail:
geral@amadoresdemusica.org.pt
enviando a inscrição bem como o comprovativo de pagamento por transferência bancária:
PT50 0010 0000 57399280001 14
Catherine Strynckx
Lecionou nos Conservatórios de Besançon e Belfort em França. Foi professora adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco durante 20 anos e orientou cursos de aperfeiçoamento na Tailândia, Brasil, Suíça, Portugal e Alemanha. Atualmente é professora na Escola de Música do Conservatório de Lisboa.
Foi violoncelo-solo nas Orquestras em França e na Suíça durante 10 anos: na Camarata Lysy (1989-1992) e na “Orchestre des Pays de Savoie” (1993-2000); foi membro da Orquestra Nacional do Porto (2000-2002) Natural de França, Catherine estudou em Paris, Praga, Basileia e na “Menuhin Academy”. Personalidades como, M. Strauss, A Lysy, R. Aldulescu, G. Kurtag, Y. Menuhin, N. Magaloff, A. Louvier, R. Latzko, I. Gavrish, B. Pergamentchov marcaram o seu percurso. Catherine obteve os 1o Prémios nos Concursos Internacionais de Caltanisseta, Trapani e é laureada do Concurso Internacional “Vittorio Gui “de Florença. Ela foi membro fundador, do “Serenade String Trio”, do grupo de música contemporânea Sirius e do Trio com clarinete “A Piacere”.
A solo ou em música de câmara, atou em prestigiadas salas de concerto e festivais em muitos países, como: Estados Unidos, Alemanha, Suíça, República Checa, Eslováquia, Argentina, Tailândia, Sultanato de Omã, Malta, Quirguistão, Peru, Brasil, França, Holanda. As suas apresentações foram transmitidas por estações e canais como a “France Musique”, radio Checa, Eslovaca, Suíça, Antena 2. Gravou também 7 discos, dos quais o Quarteto par o Fim do Tempo, (centenário do nascimento de Olivier Messiaen), a integral da música para quarteto de cordas e piano de F. Lopes.Graça e a integral das obras de música de camara para cordas de Joly Braga Santos.
Com Violoncelo Barroco trabalhou sobre a direção, entre outros, de R. Goebel, T. Koopmann, C. Coin e Fabio Biondi. O seu interesse pela música contemporânea levou-a a colaborar regularmente com compositores para criações. Participou nos projetos da Orquestra Utópica nos últimos anos. É membro do Quarteto Lopes-Graça desde a sua criação, Prémio Autores 2010 para o seu disco “Música Portuguesa para um Quarteto”, do Stretto Duo (violoncelo e Acordeão com P.J. Ferreira) e do grupo Syrinxello (2 flautas e violoncelo, com K, Rawdon e A. Carrilho). Ela apresenta-se regularmente em concertos e festivais de música em Portugal e fora Catherine Strynckx tem uma vasta experiência pedagógica e a sua paixão pelo ensino ajudou a desenvolver uma abordagem instrumental na prevenção de lesões através da consciencialização corporal. Ela ajuda na autonomia de estudo, estimulando o aluno a explorar e encontrar estratégias metodológicas personalizadas.
Comments