top of page

mês da Música Antiga

Cumprindo a tradição que remonta a 2011, ano do seu primeiro concerto inteiramente dedicado a repertório vocal e instrumental dos períodos Renascentista e Barroco, proporcionando uma experiência profissionalizante a alunos que, numa interacção próxima com professores e outros músicos profissionais, levam esta actividade “fora de portas”

Levando esta tradição ainda mais longe, a Academia de Amadores de Música irá levar a cabo o mês da Música Antiga, durante o qual procura conferir profundidade, conhecimento e domínio orgânico do repertório, através da realização de Masterclasses, Concertos e actividades de aproximação dos alunos mais jovens a esta linguagem tão específica e de forte expressão na história da música ocidental, até aos dias de hoje.

Duarante o mês de Maio a AAM irá proporcionar uma Masterclass de Guitarra Barroca com o Prof. Tiago Matias, uma Palestra sobre a evolução da Flauta Transversal "Flauta Barroca: a melhor invenção desde a Flauta de Boehm?" com o Prof. Manuel Luís Cochofel, um Workshop de Movimento Barroco com Sónia Filipe, uma Masterclass de Ornamentação Barroca com o Prof. Pedro Castro, uma Masterclass de Baixo Contínuo com a Prof. Joana Bagulho, uma Materclass de Danças Históricas com a Profª Isabel Gonzaga, um Concerto de Música Antiga pelos alunos e professores da AAM e um Concerto de Música Antiga pelos Professores convidados. 

Programa do mês da Música Antiga

Masterclass de Guitarra Barroca

Prof. Tiago Matias

03 e 04 de Maio de 2025

Cartaz da masterclass Guitarra Barroca

Natural de Aveiro, Tiago Matias finalizou em 2002 o Curso Complementar de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, obtendo a classificação de 20 valores no exame final de guitarra. Concluiu em 2005 a licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi galardoado em vários concursos de guitarra, destacando-se entre eles o 1º prémio no “Música en Compostela” (Santiago de Compostela, 2004) e o 3º prémio no Concurso Legato (Porto, 2000).

Colabora regularmente com os agrupamentos “Orquestra Sinfónica Portuguesa”, “Ludovice Ensemble”, “Segréis de Lisboa”, “Sete Lágrimas”, “Orquestra Barroca da Casa da Música” e “Divino Sospiro”, entre outros. Gravou 17 discos com alguns destes grupos e tocou nas melhores salas de concerto e festivais de música na Europa e Ásia.

Como pedagogo, orientou masterclasses de alaúde e guitarra. Leccionou as mesmas disciplinas no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e Conservatório Nacional (Lisboa). Foi director do Quartel das Artes (Oliveira do Bairro) entre 2018 e 2024. É doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

"Flauta Barroca: a melhor invenção desde a Flauta de Boehm?"

Prof. Manuel Luís Cochofel

08 de Maio de 2025

Cartaz "Flauta Barroca: a melhor invenção desde a Flauta de Boehm?"  Prof. Manuel Luís Cochofel

Movimento Barroco

Sónia Filipe

10 de Maio de 2025

"Flauta Barroca: a melhor invenção desde a Flauta de Boehm?"

Nesta pequena palestra de apresentação da Flauta Barroca, serão abordadas as suas principais características, e evolução até à Flauta moderna ou Flauta de Boehm. Mas será igualmente abordada a 'reinvenção' destes instrumentos pelos actuais fabricantes que constroem réplicas a partir dos melhores exemplares presentes em Museus, sobretudo, e ainda a importância de que se poderá revestir o seu estudo, pelo flautista moderno. 

Esta pequena conversa, estando aberta a todos, deverá interessar sobretudo ao flautista contemporâneo que nunca experimentou a Flauta Barroca e tenha curiosidade em saber mais sobre o assunto. Haverá a mostra de vários instrumentos e a possibilidade de serem experimentados alguns, no final.  

A compatibilidade entre a dança actual e o repertório musical dos períodos Renascimento e Barroco, num formato livre, criativo, intuitivo e lúdico, procura reforçar o carácter intemporal do mesmo, assim como a sua enorme versatilidade.

Masterclass de Ornamentação Barroca

Prof. Pedro Castro

17 de Maio de 2025

Masterclass de Ornamentação  Prof. Pedro Castro

Pedro Castro nasceu em 1977 no Porto. Estudou flauta de bisel com Pedro Couto Soares, Reine Marie Verhagen e Sébastien Marq na ESML (Lisboa), HKU (Utrecht, Holanda) e Conservatório Real de Haia (Holanda), onde estudou também oboés históricos com Ku Ebinge. Enquanto estudou na Holanda foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. Realizou em 2008 o Mestrado em Artes Musicais na FCSH e ESML e em 2017 o Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro no âmbito do qual foi bolseiro da FCT. A sua formação incluiu vários estágios com a Orquestra Barroca da União Europeia para a qual foi selecionado como oboísta principal. Colabora como oboísta e flautista com inúmeros grupos de interpretação historicamente informada por toda a Europa, onde tem oportunidade de trabalhar com maestros tais como Thomas Hengelbrock, Enrico Onofri, Shunske Sato, Eduardo Lopez Banzo, Aaron Zapico, Christophe Rousset, Andrés Gabetta, Laurence Cummings, Riccardo Minasi, Martyna Pastuszka, Fernando Miguel Jalôto, entre outros. É actualmente oboísta principal da Orquestra Barroca Casa da Música, com quem se apresentou também como solista em concertos de Bach, Marcello e Vivaldi.

É o coordenador artístico do agrupamento Concerto Campestre com quem realizou e dirigiu concertos em Portugal e Espanha, incluindo a estreia moderna da serenata L’Angelica de João de Sousa Carvalho e a primeira gravação moderna editada pela Naxos em 2016. Dirigiu também a “Orquestra Vigo 430” e mais recentemente a “Orquestra Barroca de Aquém Mar” num programa que estreou a obra “Pássaros de Lagoa” de Teresa Gentil. Colabora com Mário Estanislau na construção de oboés históricos, que produziu o oboé barroco com que se apresenta actualmente em público: uma réplica de um Eichentopf de 1720, cujo original se encontra no Museu Nacional da Música em Lisboa. Ensina actualmente flauta de bisel, oboés históricos e música de câmara na ESML na qualidade de professor adjunto convidado. É director artístico do Festival de Música Antiga da Serra da Estrela.

Masterclass de Baixo Contínuo

Prof. Joana Bagulho

24 de Maio de 2025

Masterclass de Dança Histórica

Prof. Doutora Isabel Gonzaga

30 de Maio de 2025

Concerto de Alunos 

Igreja do Loreto

23 de Maio de 2025 - 21h00

Concerto de Professores Convidades

30 de Maio de 2025 - 18h30

em construção

A dança enquanto elemento estruturante do andamento e do movimento musical da época, continua a ser uma abordagem obrigatória para um conhecimento mais profundo da estética e da interpretação correcta deste repertório. A sua estrutura formal, a simbologia gestual e a correspondência com a sua expressão auditiva são elementos de enorme relevância para uma abordagem completa.

Mantendo a tradição, os Alunos e professores da AAM darão expressão à experiência e conhecimento adquiridos, numa demonstração pública e aberta à comunidade circundante.

A melhor forma de partilha de conhecimento, através da fruição da experiência, conhecimento e generosidade dos professores que farão deste mês um momento de enorme relevância na formação de todos os participantes

Masterclass de Guitarra Barroca
Palestra sobre Flauta Transversal
Workshop de Movimento Barroco
Masterclass de Ornamentação Barroca
Masterclass de Baixo Contínuo
Masterclass Danças Históricas
Concerto Música Antiga por alunos e profs
Concerto de Música Antiga profs convidados
bottom of page