top of page

Recital de Guitarra + Masterclass
Integral dos Estudos de Brower

Neste programa pretende-se não só interpretar todos os estudos até hoje existentes, mas também realçar alguns aspectos a eles intimamente ligados: enquadramento cronológico, enquadramento nas diversas fases do compositor e objetivos técnicos e musicais.

Masterclass de Guitarra

24 e 25 Janeiro 2026

Prof. Dejan Ivanovich

DGArtes 2025 - Brouwer e seus contemporâneos - Masterclass.png

O guitarrista croata Dejan Ivanovich nasceu em Tuzla (Bósnia-Herzegovina) em 1976, iniciando os seus estudos de guitarra aos oito anos. Estudou com Predrag Stanković e Vojislav Ivanović na Escola Básica e Secundária de Música e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb. Participou em masterclasses com John Duarte, Thomas Muller-Pering, Elliot Fisk, Costas Cotsiolis (guitarra), Valter Dešpalj (violoncelo), Michael Steinkuhler (viola da gamba) e Igor Lešnik (percussão). Foi supervisionado por Christopher Bochmann no seu projecto de Doutoramento na Universidade de Évora entre 2011 e 2014. A sua carreira profissional iniciou-se em simultâneo com os estudos superiores (1994-1998). Ivanovich participou em alguns dos mais prestigiados festivais de música, nomeadamente o Festival de Spoleto (pessoalmente convidado por maestro Gian Carlo Menotti para o cargo de artista residente) [Itália], o Festival de Edimburgo (Escócia), Festival da Costa do Estoril (Portugal), Gevelsberg Guitar Festival (Alemanha), Porto — Cidade da Cultura Europeia (Portugal) e Guitarra Viva (Croácia) entre outros.
Também, participou como membro de diversos grupos de música de câmara: com o flautista Vasco Gouveia (POR), o violoncelista Jed Barahal (EUA), o guitarrista Masakazu Tokutake (JPN), soprano Ana Ester Neves (POR), Lyra String Quartet (POR), etc. 
Foi o vencedor do 1.o prémio e prémio especial da melhor interpretação de música espanhola no 13.o Concurso Internacional de Guitarra Doña Infanta Cristina (Madrid, 1998); 1.o prémio no 3.o Concurso Internacional de Sinaia (Roménia, 1998), 1.o prémio no 17.o Certame Internacional de Guitarra Andrés Segovia (Herradura, 2001); 1.o prémio e prémio do público no 35.o Certame Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (Benicássim, 2001); 1.o prémio na 4.a edição do Concurso Internacional de guitarra de Creta (Arhanes, 2005).
Dejan colabora regularmente com várias orquestras, nomeadamente a Orquestra de Câmara Real da Valónia (Bélgica), Orquestra de Benicássim (Espanha), Orquestra de Câmara da Eslováquia, Orquestra Sinfónica da Vojvodina (Sérvia), Filarmonia das Beiras, Orquestra da Costa Atlântica (Esposende), Orquestra Clássica do Centro (Coimbra) e Orquestra Metropolitana de Lisboa (Portugal). Os seus recitais em África, na Europa, nas Américas e na Ásia receberam aclamação unânime da crítica e do público. Vários programas de televisão e das estações de rádio transmitiram e gravaram as suas atuações em países como a Suécia, Croácia, Roménia, Portugal, Bélgica, Espanha e Bósnia-Herzegovina.
Jornais e revistas em todo o mundo relataram as suas performances. As suas gravações de CD a solo da editora NAXOS, EULOS, etc., refletem o seu domínio em repertório que aborda diversas épocas e estilos, desde a música antiga à música actual. 
Desde 2004, juntamente com o guitarrista grego Michalis Kontaxakis, Dejan é o membro do Duo de Guitarras Kontaxakis – Ivanovich. A sua discografia contém o CD Les Deux Amis, gravado e produzido por lendário produtor Hubert Kappel e editado em 2010 pela KSGEXAUDIO (Alemanha). O projeto do CD intitulado Pictures (obras de Mussorgsky & Stevenson) está atualmente em processo de publicação. 
Dejan gravou, em 2013, a obra Em Memória da Madrugada de Marina Pikoul, para guitarra e orquestra, em conjunto com a Orquestra Clássica do Centro sob a direcção de David Wyn Lloyd.
Em 2021, o seu livro dedicado aos iniciantes na guitarra foi publicado pela AvA Musical Editions em Portugal. Entretanto, está a preparar o livro sobre a metodologia do ensino de guitarra que deverá ser lançado em 2025.
Em 2005, Dejan Ivanovich fundou o Festival Guitarmania em Lisboa e manteve-se no cargo do director artístico do festival até 2010. É, desde 2007, professor de guitarra no Departamento de Música da Universidade de Évora (Portugal). É doutorado em Música/Interpretação desde 2015.

Recital de Guitarra - Integral dos Estudos de Brower

António Ferreirinho

07 de Junho

DGArtes 2025 - Integral dos Estudos de Brouwer.png

OS ESTUDOS PARA GUITARRA DE LEO BROUWER

Leo Brouwer nasceu a 1 de Março de 1939 em Havana.  Desde muito cedo demonstrou possuir aptidões excecionais para a música e para o seu instrumento de eleição: a guitarra. Aos 16 anos surgem as primeiras composições para este instrumento, já com uma qualidade notável.

As lições de guitarra com Isaac Nicola (aluno de Emilio Pujol) e os estudos de composição na célebre Juilliard School of Music em Nova York foram determinantes para a sua formação.

Os 33 estudos para guitarra de Leo Brouwer são parte integrante dos planos de estudo dos cursos de guitarra, na generalidade das escolas de música por todo o mundo. Apesar do seu caracter didático, a sua qualidade musical  tornou-os indispensaveis para a maioria dos professores de guitarra.

Neste programa pretende-se não só interpretar todos os estudos até hoje existentes, mas também realçar alguns aspectos a eles intimamente ligados: enquadramento cronológico, enquadramento nas diversas fases do compositor e objetivos técnicos e musicais.

A adesão entusiástica dos meus alunos, de diversas faixas etárias, ao longo dos meus 40 anos de ensino, a este conjunto de estudos, justificam amplamente esta iniciativa.

bottom of page