top of page

Marco Rodrigues

Biografia

Untitled design-5.png
Guitarra

Iniciou os seus estudos de guitarra na vertente da improvisação e música contemporânea aos 14 anos de idade com professores particulares. Mais tarde, inicia também o seu percurso de aprendizagem formal da guitarra clássica com o professor André Gross no Conservatório de Música D. Dinis onde finaliza o 4°grau. Prossegue os estudos até ao 8⁰ grau como aluno no conservatório nacional sob a orientação do professor Paulo Amorim e mais tarde de Júlio Guerreiro.


Finalizou a licenciatura em guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor António Goncalves e o mestrado profissionalizante em Ensino de Música no ISEIT de Almada com o professor Dejan Ivanovic. Em 2014, foi-lhe atribuído o titulo “Qualified Teacher", pelo Department for Education do Reino Unido.


São ainda de destacar, os cursos de aperfeiçoamento artístico realizados com José Mesquita Lopes, Carlos Gutkin Tomás Camacho, Augustin Wiedeman, Roland Dyens, Marco Socias, Hubbert Kappel, Carlo Marchione, Agne Stepina, Alberto Ponce, Kevin Gallagher, Michalis Kontachakis, Fábio Zanon, Rafael Andia, Stephen Löfvenius, entre outros.


Marco Rodrigues completa cerca de vinte anos de ensino em instituições privadas. A sua atividade como professor de guitarra clássica no ensino artístico oficial abrange cerca de 15 anos e tem vindo a ser consecutivamente exercida no Conservatório de Música D. Dinis, na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Regional de Palmela, desde o ano 2008 até ao presente.


Entre 2012 e 2018 exerceu várias funções institucionais no ISEIT de Almada onde destacamos a de coordenador da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada (2015-2018), da disciplina de Formação de Professores (2015- 2018) a Orientação Institucional de Estágios (2012-2018). Nesse período de tempo fez parte dos elementos do júri presentes em defesas de tese e nos exames de instrumento.


Colaborou durante vários anos com a Lisbon Film Orchestra, como professor convidado, para ministrar masterclasses de aperfeiçoamento artístico e tem-se apresentado como orador em várias conferências e seminários abordando temas relacionados com a formação docente e o ensino artístico especializado.
Em 2022,editou o livro "Diário de Pratica"; - Para uma abordagem estruturada da aprendizagem musical.

bottom of page