Isabel Prata
Biografia
Piano
Isabel Prata iniciou os seus estudos musicais com seis anos, tendo tido na sua juventude aulas com vários professores, incluindo a professora Ana Margarida Godinho e o professor Evaristo Campos Coelho.
Concluiu o Curso Superior de Piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do professor António Toscano sendo que, nas disciplinas de análise e técnicas de composição, teve como professores Álvaro Salazar, Maria de Lurdes Martins e Jorge Peixinho.
Frequentou o segundo ano do Curso Superior de Teatro e Cinema da Escola de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa.
Completou o Curso Geral de Canto da Academia dos Amadores de Música.
No início da sua carreira no ensino da música (1987-1990), lecionou “Formação Musical” e piano na Liga dos Amigos de Queluz.
Em 1990, iniciou atividade na Academia de Amadores de Música (AAM), como “Acompanhadora” e professora de “Formação Musical”, “Iniciação Musical”, “Práticas de Teclado” e “Instrumento de Tecla” e, desde 2005 até hoje, exclusivamente como professora de piano; assumiu, temporariamente, funções de codiretora pedagógica da AAM.
Entre 1993 e 2000, professora de “Formação Musical para Bailarinos”, na Companhia Nacional de Bailado.
Entre 1995 e 2002, professora de piano e de “Instrumento de Tecla” e “Prática de Teclado” na Escola Profissional de Música de Almada.
Em 2001 e 2002, professora de piano no colégio O Pelicano, em Lisboa.
Desde 2000, leciona na Academia Musical dos Amigos da Criança (AMAC); inicialmente professora de “Formação Musical” e, desde 2006 até hoje, exclusivamente professora de piano desta escola.
Entre 1991 e 1994, integrou o conjunto musical “A Sonora de Lisboa” vocacionado para a música do estilo “salsa”.
Frequentou várias atividades de formação complementar, destacando-se o “curso de interpretação e aperfeiçoamento pianístico” (AIMCE, Prof. Sequeira Costa), o “Seminário Béla Bartok” (Fundação Gulbenkian, Prof.ª Erszébeth Tusa), o “seminário Edgar Willems” ((Fundação Gulbenkian, Prof. Jacques Chapuis), dois cursos de “Aperfeiçoamento de Canto” (AAM, Prof. Mercè Obiol), o curso “A notação musical do classicismo aos dias de hoje” (AAM, Prof. Christopher Bochmann), o curso a “Improvisação ao Piano” (FMAC) e a conferência “A Mão e o Músico” (AAM, Fundação Gulbenkian)
Fora da atividade letiva, integrou o grupo “Blue TomTom” no festival da canção da RTP, em 1994, com a canção “desculpa lá o mau jeito”, que atingiu a 1ª eliminatória desse festival e participou, como atriz secundária, na peça de teatro “Seis personagens à procura de um autor” de Luigi Pirandello, com encenação de Mário Feliciano (Teatro S. Luís, Lisboa em1987, com cerca de 3 meses em cena).