Daniela Ignazzitto
Biografia
Piano
Nascida na cidade de Palermo, Itália, inicia os seus estudos musicais no Conservatório "V. Bellini"; da sua cidade, onde se diploma em piano com classificação máxima cum laude e segue também o curso de composição. Depois de ter concluído o curso de piano, inicia o aperfeiçoamento musical frequentando vários cursos anuais e master classes com a pianista Lya De Barberiis.
Em Setembro de 1999 é convidada, como professora de piano e acompanhadora no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores, onde leciona durante dois anos. Desde 2001 é professora de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Academia Amadores de Música de Lisboa. Em Portugal continua o seu aperfeiçoamento musical frequentando o curso de licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, com o Professor Jorge Moyano em piano e com a Professora Olga Prats em música de câmara concluindo a sua licenciatura em 2004 com 19 valores. Ao longo do seu aperfeiçoamento tem frequentado variadas master classes orientadas por pianistas como Aldo Ciccolini, Sequeira Costa, Dimitri Baskirov, Avidis Kouyoumdjian.
A sua actividade artística inclui recitais a solo e de música de câmara, realizados para algumas importantes instituições musicais tais como Teatro Massimo e Amici della Musica de Palermo, Associazione Musicale Dino Ciani de Milão, Societá dei Concerti de Roma, Associazione Musicale Etnea de Catania, DRAC de São Miguel, Açores, Centro Cultural de Belem de Lisboa, Festival do Convento dos capuchos de Almada, Teatro de Vila Real, Raízes Ibéricas de Oeiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Dos instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se músicos como Lya De Barberiis, Giovanni Sollima, Gabriela Canavilhas, Marcos Lázaro, Irene Lima, Viviana Caiolo, Nuno Silva, Catherine Strynckx, Luis Pacheco Cunha, João Paulo Santos.
Desde 2001 tem realizado vários concertos a solo e de música de camara em direto para a RTP (Radio Televisão Portuguesa) e a RDP, alguns deles gravados ao vivo.
Atualmente também se dedica ao estudo da psicoterapia corporal integrativa e ao estudo do psicotrauma orientado à identidade desejando mais futuramente integrar as duas vertentes da sua formação: música e terapia.