Margarida Marecos, soprano
Biografia
Canto | Estúdio de Ópera
Licenciada em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa com a classificação máxima na disciplina de Canto na classe da professora Joana Silva e detentora do título de Especialista em Voz.
Foi solista em obras de Pergolesi, Monteverdi, Bach, Haydn, Mozart e Fauré, sob a direção de A. Swenerton, C. Bochmann, H. Castanheira, N. Lalov, Cesário Costa, Jean-Sébastien Béreau, Vasco Azevedo, Gareguin Aroutounian e João Paulo Santos.
Dedica especial interesse à divulgação do repertório do séc. XX e contemporâneo, em recitais com obras de Britten, Bartok, Messiaen e compositores portugueses, Lopes-Graça, Carrapatoso, Marecos e Pinho Vargas.
No teatro musical e ópera participou em “Os Sonhos de Einstein” de Joshua Rosemblum, encenado por Cláudio Hochmann, nas óperas de Mozart em “D. Giovanni” e “Così Fan Tutte”. Interpretou “O Fim ópera íntima” de C.Marecos e “La Serva Padrona”, em versão
moderna de Pergolesi com encenações de Paulo Lages, “Alfa” de Luís Soldado “Uma Vaca Flatterzunge” de Vítor Rua; “As mulheres de Freud” e os “Os Mortos Viajam de Metro” de Hugo Ribeiro/Armando Nascimento Rosa no Teatro S. Luís encenações de Paulo Matos; “O que diz sim” de Brecht/Kurt Weil encenação de Luís Varela. Apresenta-se regularmente, acompanhada pelo pianista Francisco Sassetti em “Canções de Cabaret”.
Como preparadora vocal para o teatro O Bando e Teatro Abc.Pi e fez parte da equipa técnica do evento diário “Peregrinação” na Expo 98.Interpretou e gravou bandas sonoras para teatro e dança para o Teatro O Bando, Baal17, e as coreógrafas Madalena Vitorino e
Sofia Silva.
Com carácter pedagógico e produção da Academia de Amadores de Música, fez a direção artística das óperas: “Dido e Eneias” de Purcell, estreou a ópera para para crianças “A Rainha das Abelhas” de Sérgio Azevedo, “Ópera dos Três Vinténs” de K.Weill, “L’Enfant
et les sortilèges” de Ravel, “Elas e Elas” e o “Estranho Mundo de Jack” de Danny Elfman.
Gravou o CD “O Fim” ópera íntima, de A. Patrício com música de Carlos Marecos, e a peça “Te Deum” de António Victorino d’Almeida com a pianista Olga Prats e a fagotista Vera Dias da editora Numérica.
Lecciona a disciplina de Voz na Escola Superior de Teatro e Cinema, ramo de Atores e, Canto e Estúdio de Ópera na Academia de Amadores de Música.