Orquestra Antigos Alunos
Breve História
Criada em 2022, por convite da Direcção Administrativa, a Orquestra de Antigos alunos da Academia de Amadores de Música é o mais recente grupo residente desta instituição. Constituído maioritariamente por músicos formados nesta Escola, pretende dar continuidade à ligação que estes elementos possuem com a Academia, através da abordagem de repertório variado e adaptado à sua formação.
A Direcção Artística e Musical deste grupo residente está a cargo do Maestro Jorge Lé, conceituado docente e músico, fundador da Orquestra de Alunos da Academia de Amadores de Música, cargo que manteve até ao final do ano lectivo 2021/2022. A sua capacidade de entrega, assim como a enorme experiência permitiu-lhe abraçar projectos artísticos arrojados, envolvendo toda a comunidade escolar, fazem dele uma referência ímpar para esta instituição.
​
Desenvolvendo, desde a sua criação, um trabalho de sonoridade própria e adaptação a uma formação que tem vindo a crescer e ajustar, conta com um orgânico variado de instrumentos, desde as cordas, sopros e percussão, bem como procura incentivar
apresentações solísticas de alguns elementos, proporcionando uma experiência gratificante de repertório variado.
​
Conta já com algumas apresentações públicas, como o Concerto de Reis - Janeiro de 2023, com um programa constituído por Mozart, Brahms, Elgar e Strauss; 139º aniversário da AAM - Março de 2023, A. Vivaldi, Concerto Alla Rustica.
A Orquestra de Antigos alunos da Academia tem o seu funcionamento em horário pós-laboral e está aberta a sócios instrumentistas que pretendam manter uma actividade musical ligada a esta instituição.